Felipe VI e Letiziamarcaram presença namissa fúnebreorganizada pelo Arcebispo, Enrique Benavent, em memória das mais de220 vítimas mortais da catastrófica DANAque atingiu a Comunidade Valenciana.
O evento decorreu na Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados e os monarcas, no lugar de honra, mantiveram-se sérios durante toda a cerimónia. No final, mas ainda no interior da Basílica, ambos estiveram com mais de 400 familiares e vítimas presentes para mostrar o seu apoio e oferecer condolências pessoais.
Destacou-se mais uma vez a rainha, conhecida pela sua proximidade e sensibilidade que mostrou mais uma vez gestos de empatia.
Leia mais: Letizia- Branco no inverno? A rainha mostra como usar com elegância
Porém, durante esse encontro, a Rainha Letizia viveu um momento desconfortável e nos media espanhóis foi inclusivamente partilhado num vídeo onde é possível ver que a mesma estava à conversa com várias pessoas e surge um homem de meia-idade que coloca a mão na cintura da rainha e começa a acariciá-la inadequadamente.
De forma discreta e rápida agastou a mão do homem mas o mesmo voltou a colocar na cintura da mãe da Princesa Leonor. No seguimento, mantendo a postura, retirou novamente a mão com mais firmeza, interrompendo o gesto para que não chamasse a atenção.
Fontes próximas, e segundo A Monarquía Confidencial, garantem que estes momentos “beiraram a ilegalidade ”. Além disso justificam a falta de reação dos ‘seguranças’ com o facto de alguns dos membros serem recém-chegados à Zarzuela.
Nos comentários, vários internautas se manifestaram: “Não se toca e pronto. É uma grosseria desnecessária”; “Que verdadeira falta de respeito”; “É invasivo para qualquer um, dá para perceber que ela tenta tirar a alça da cintura dele e ele insiste em acariciá-la. Desagradável e desconfortável”; “Isso é assédio e ainda mais nas circunstâncias de um evento como esse”.
Veja o momento