Espanha não vai esquecer, durante muito tempo, as imagens que correram mundo, e que ainda hoje continuam a impressionar. Semanas depois da forte tempestade DANA, que afetou várias regiões do país, sobretudo na zona de Valência, segue-se a contagem aos prejuízos, em localidades que continuam com vários problemas estruturais, e de luto pelas dezenas de mortes.

Dias depois das chuvas torrenciais e das cheias, Felipe VI e Letizia, reis de Espanha, deslocaram-se às comunidades mais afetadas, juntamente com elementos do governo espanhol, para estarem perto das vítimas.

No entanto, todos foram recebidos sob uma forte onda de protestos, o que levou Pedro Sanchéz, presidente, a, por exemplo, abandonar prontamente o local. Os monarcas mantiveram-se na localidade, mas acabaram alvo da ira dos populares, que insultaram os reis, e os atingiram com lama.

Com lama e insultos, populares de Valência revelam a conversa que tiveram com Letizia


A situação deu muito que falar, já que, depois, muitas foram as pessoas que lamentaram a receção feita aos reis de Espanha, dando conta de que estes foram "os únicos" a mostrarem-se ao lado da população. Das críticas prontamente se passou aos elogios.

E agora, duas semanas depois deste acontecimento, e tal como teriam prometido, recorda também a revista Hola!, Felipe e Letizia voltaram a Valência, para um novo acompanhamento à situação nas localidades afetadas.

De acordo com a publicação citada, a chegada dos monarcas foi muito diferente do experienciado há duas semanas. Os soberanos foram, desta vez, recebidos com muitos aplausos, gritos de 'viva' e ainda outros gestos de afeto.

Os reis não conseguiram esconder a emoção, sobretudo num momento em que foram abordados por uma criança, que lhes quis entregar um presente. Perante tal, os populares voltaram a exultar palavras como 'Viva o Rei' e 'Viva a Rainha'.


Felipe e Letizia terão sido recebidos, agora, pelo presidente de junta de Paiporta, local mais afetado, tendo estado à conversa com voluntários e equipas de segurança que continuam a ajudar as vítimas.

(Re)veja algumas imagens na galeria!