Ricardo conta a Artur que fechou a venda do lote a um comprador anónimo e sente-se empoderado. Artur fica satisfeito, tal como Malik, enquanto Alberto analisa os papéis. Francisca fica orgulhosa do irmão.

Na sacristia, Benidorm tenta disfarçar a intromissão e avisa o Padre que foi ele que fez a doação das queijadas. Pinheiro agradece-lhe o donativo e pergunta-lhe como se chama. Benidorm apressa-se a sair e não lhe responde.

Leonor chega apressada e explica que esteve a falar com Flávia, devido à crise dos Cordeiro. Lurdes quer saber o que se passa e a mãe conta que Luísa está detida. Leonor fá-la prometer que não conta nada a Maria.

Antunes conta a Sérgio que Jaime lhe entregou provas que confirmam que Luísa está envolvida nos quatro homicídios.

Jaime chega ao café e convida Flávia para passar uns dias lá em casa. O filho de Luísa também convida Carla, mas ela diz que precisa de estar com a mãe e Anabela. Flávia aceita o seu convite, que se estende a Chico, mas fica ansiosa.

Sérgio tem uma suspeita sobre o atacante de Rafael: "É uma hipótese"

Alberto e Teresa falam sobre Rafael e os cenários do que poderá ter desencadeado o ataque. Alberto sugere que contratem um guarda costas e pede que tenham cuidado. O empresário conta-lhe também sobre o curso em que Renato se inscreveu. Teresa não fica espantada com a novidade.

Jaime conta a Flávia da viagem que programou para os dois, para Marraquexe, e em como precisa de sair da Terceira. Flávia fica enternecida e aceita o plano, muito contente.

Genoveva comenta com Ramalho que quer ter um telemóvel mais moderno, pois aprendeu muito sobre tecnologias com o livro que leu. Ramalho responde-lhe que assim que Jesus pagar a renda, podem comprar um novo.

Alberto está revoltado com a decisão do filho quanto aos estudos. Desabafa com Teresa, que lhe responde estar contente por Renato ter seguido o que queria. Alberto argumenta que um curso de línguas não tem futuro. e Teresa critica a sua atitude ao querer controlar tudo e todos.

Antunes conta a Sérgio sobre as provas que Jaime lhe entregou. Sérgio fica surpreendido. A inspetora menciona que não percebe o porquê de Luísa ter guardado um colarinho de padre e Sérgio fala-lhe sobre o Padre que morreu antes de Pinheiro vir para a ilha. Antunes faz a ligação de todas as mortes.

Decisão de Jaime deixa Susana chocada: "Mas isso vai ser o fim da mãe..."

Jaime recebe o advogado em casa. Susana aproxima-se, apreensiva, e o advogado informa-os que precisa de transmitir informações importantes sobre Luísa. Jaime desconfia que ele saiba para onde a mãe fugiu.

Durante a palestra na 'Casa do Povo', Jesus chama Ramalho ao palco, para que conte como correu a sua travessia a nado.

Lurdes fala ao telemóvel com Maria, está prestes a embarcar e apressam a conversa. Lurdes avança pelo corredor, mas estaca ao ver Luísa, disfarçada, sentada numa das filas. Confronta-a, mas a vilã ameaça-a dizendo que tem amigos na ilha que lhe devem favores e que tem de ter cuidado. Lurdes fica aterrada e afasta-se. Michael pergunta-lhe se está tudo em ordem, ao que Lurdes mente e responde que sim.

Benidorm encara Ricardo e pergunta-lhe o que é que anda a fazer. O irmão de Francisca fica tenso, diz que não lhe deve explicações, mas Benidorm andou a investigar o seu passado, no Porto, e afirma que sabe o que ele fez.

Jesus faz perguntas a Ramalho sobre a travessia. Ele continua a contar a história, mas Genoveva e as beatas intervêm exaltando o heroísmo e completando as suas frases. Ramalho acaba por mentir sobre o que aconteceu e fica envergonhado.

O advogado conta a Jaime e Susana sobre o que Luísa decidiu fazer com os seus bens. Nisto, entrega-lhes um contrato de compra e venda de um terreno que Luísa adquiriu. Os irmãos ficam chocados.

Enquanto Michael anuncia as medidas de segurança do voo, Lurdes procede com as explicações aos passageiros, mas está assustada com a presença de Luísa.

Vem aí: Luísa ameaça matar os pais de Lurdes

Benidorm diz a Ricardo que sócios não devem ter segredos, que o viu na igreja. Ricardo fica alerta. Em flashback, Ricardo encontra-se com Luísa para que ela assine o contrato de compra do imóvel a dá-lhe as indicações para que saia da ilha. Benidorm explica a Ricardo que quer a sua parte da venda a Luísa. O irmão de Francisca enfurece-se ao perceber que Benidorm o seguiu.

O advogado continua a explicar aos irmãos o que Luísa fez. Jaime fica admirado pela mãe ter comprado um lote aos Bettencourt. O advogado acrescenta que a conta associada ao pagamento está sediada em Malta e Jaime percebe que se trata dum paraíso fiscal.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela