Jesus termina a sua palestra. Na 'Casa do Povo' chovem confetes e todos se abraçam uns aos outros, em ambiente de festa e comunhão.

Em pânico, Lurdes vai a casa de Maria, que a recebe muito confusa. Abel aparece à porta para tentar perceber o que se passou, mas as amigas seguem para o quarto. Muito agitada, Lurdes conta-lhe que cometeu um crime, que ajudou Luísa a fugir. Maria fica pasmada com a notícia.

Luísa faz ultimato a Lurdes antes de fugir: “A vida dos que amas está nas tuas mãos”

Francisca está encantada com o contrato que o irmão conseguiu. Ricardo sorri, mas parece ausente da conversa com a irmã.

Em flashback, Ricardo diz ao advogado de Luísa os passos que ela tem de tomar para sair da prisão. Pereira olha-o, sério, mas ouve a proposta de negócio de Ricardo, em que se ajudam mutuamente. Ricardo com a fuga e Luísa com a compra do terreno. No hotel, como manobra de diversão para que Luísa consiga fugir, Ricardo apanha Rafael pelas costas e coloca-lhe um pano na cara para o deixar inconsciente. O irmão de Francisca amarra-o na sala das camareiras, coloca uma mensagem no seu peito e põe a fronha da almofada na cabeça. Afasta-se com naturalidade e sai do hotel.

Ainda em flashback, enquanto Antunes interroga Luísa, recebe uma chamada de Sérgio a alertar sobre o ataque a Rafael. A inspetora sai da esquadra, um agente entra na sala de interrogatório e ajuda Luísa a escapar.

Lurdes sente-se culpada por ter ajudado Luísa e não sabe o que fazer. Maria aconselha-a a contar a Antunes o que aconteceu, mas Lurdes não tem coragem para o fazer.

Joana encontra Pedro, na vacaria, que lhe pede desculpa por não a ajudar tanto quanto tinha prometido. Pedro fala sobre a sua situação com Beatriz e Joana explica-lhe que vai poder ser um pai presente sempre que quiser.

Ramalho e Genoveva tomam o pequeno-almoço, muito contentes, por Jesus ter pago a renda. A beata comenta ainda que vai poder comprar um telemóvel novo.

Francisca continua a falar com o irmão no bar, que continua igualmente distraído. Ricardo vê Rafael aproximar-se e fica tenso. Conta à irmã que Luísa foi detida e apressa-se a ir embora. Antunes chega nesse preciso momento e anuncia que precisa de falar com ele. Francisca fica sem perceber o que se passa.

Afinal, quem ajudou Luísa a fugir da Ilha? Eis a resposta!

Joana pergunta a Pedro por Maria. O filho de Artur conta que Maria não quer estar numa relação e já não tem esperanças que se entendam no futuro. Joana tenta desviar o assunto ao reparar na tristeza de Pedro. Os dois começam a carregar fardos de palha quando, de repente, Joana sente um pontapé do bebé.

Francisca deixa o irmão a sós com a inspetora. Ricardo esclarece que o contrato de transporte foi feito com Jaime, mas Antunes menciona a contrafação da roupa e deixa-o tenso. A inspetora só quer saber o que é que Ricardo fez para ajudar Luísa a fugir da sede.

Antunes confronta Ricardo e pergunta-lhe onde esteve há duas noites. O irmão de Francisca mente-lhe e afirma que esteve com uma mulher. A inspetora não acredita e menciona o ataque a Rafael. Ricardo faz-se de desentendido.

Ricardo nega as acusações de ter sido ele a atacar Rafael, para que Luísa fugisse. A inspetora afasta-se e Ricardo conta a Francisca que Luísa foi presa pelos homicídios de David, Liliana e do marido, mas que fugiu. Francisca fica perplexa.

Atacado! Rafael é encontrado amarrado e com uma mensagem no peito

Flávia está preocupada com a situação de Luísa. Carla e Leonor percebem que algo se passou e Flávia acaba por lhes contar que Luísa fugiu.

Lurdes desabafa com Maria e afirma que não sabe o que fazer em relação a Luísa. Rafael e Rita chegam à loja e estranham o facto das amigas não saberem que ele foi atacado no Hotel. Maria e Lurdes ficam espantadas.

Rafael explica a Maria e Lurdes como aconteceu o ataque e em como desconfiam que possa ter sido um aviso à administração do Grupo. Maria fica preocupada com Pedro e Lurdes percebe.

Jaime conta a Susana que andam a circular comentários sobre Luísa nas redes sociais. Susana fica cheia de vergonha. Jaime conta-lhe também que andou a ver os documentos do advogado e que a mãe deixou a loja à irmã, mas ela diz-lhe que não quer ficar com o negócio. Jaime avisa-a que tem uma proposta para lhe fazer e Susana escuta, interessada.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela