Robbie Williams é uma das figuras mais mediáticas do mundo. Mesmo com 51 anos, o cantor e compositor britânico continua a ver o seu nome a fazer manchetes na imprensa internacional e desta vez por conta de uma revelação que fez acerca da sua saúde.

Em declarações ao The Mirror, o artista revelou que foi diagnosticado com uma doença rara, conhecida por ser "dos piratas do século XVII", o escorbuto.

Segundo o que explicou à publicação, este problema de saúde foi conhecido no ano passado, 2024, depois de ter recorrido a um medicamento supressor de apetite para perder peso. "Parei de comer e não estava a receber nutrientes", explicou Robbie Williams.

A falta de alimentação, numa altura em que já tinha passado por "alguns problemas de saúde mental", dos quais ficou a sentir-se “triste, ansioso, deprimido" - algo que aconteceu pela primeira vez aos 20 anos, de acordo com o próprio - levou à quebra abrupta de nutrientes e isso levou à deficiência de vitamina C.

Sabe-se que após ser diagnosticado, Robbie Williams realizou algumas mudanças no seu dia-a-dia e isso fez com que pudesse garantir ao meio acima mencionado que tem a doença controlada, o que o permitirá vir até à Europa no verão deste ano, 2025, presentear os fãs com uma tour.

Mas o que é afinal escorbuto?

De acordo com a infopédia trata-se de uma "doença [que] vitimou sobretudo os marinheiros, os exploradores, os habitantes das cidades sitiadas, isto é, as pessoas privadas durante muito tempo de alimentos frescos e obrigadas a alimentarem-se exclusivamente de conservas (peixe seco, biscoitos, etc.)".

O Grupo Lusíadas explica que medida que a deficiência desta vitamina progride, a síntese de colagénio diminui. Todo o processo de cicatrização está dificultado. Sintomas adicionais de escorbuto incluem depressão, bem como inchaço, sangramento das gengivas e enfraquecimento ou perda de dentes".