Vanessa Konopka morreu no passado dia 7 de março depois de ter passado meses num hospital na ilha de Boracay, nas Filipinas. A influencer de 28 anos ficou "incapaz de comer, andar e falar" após ter desmaiado numa festa de Ano Novo. Esta segunda-feira, 21 de abril, os meios de comunicação internacionais como o Daily Mail e o The Independent noticiaram a morte.

"Esta manhã, 7 de março, a Vanessa faleceu. Ela sempre adorou conectar-se com todos vós e o seu amor pelas Filipinas era indescritível. Mais uma vez, só posso pedir as vossas orações para que Deus conforte os corações dos vossos entes queridos. Confio n’Ele, sei que está com a Vanessa e sei que Deus está sempre connosco", escreveu o namorado, Fernando, na conta de Facebook do casal.

Kushka, se estiveres a ler isto algures, muito obrigado por me ensinares a amar-me, não importa o que os outros pensem, ela mostrou-me como me amar e como seguir os meus sonhos! Amar-te-ei para sempre e que possamos ver-nos novamente.”

A alemã geria também uma página de viagens - 'Happiness Crossing' - com o namorado, onde mostravam a sua vida nas Filipinas. O casal conheceu-se na Austrália e mudou-se para Boracay em dezembro de 2022. Vanessa foi hospitalizada no dia 31 de dezembro do ano passado depois de "sentir um inchaço severo por todo o corpo". Diagnóstico: danos graves no fígado e pneumonia, que a deixaram "extremamente fraca" e "incapaz de comer corretamente, andar ou mesmo falar facilmente".

Nas redes sociais, Vanessa e Fernando mantinham os seguidores (quase 40 mil no Instagram e 251 mil no Facebook) atualizados sobre o seu estado de saúde através de publicações diretamente do quarto do hospital. Também no TikTok, a influencer tinha o hábito de publicar vídeos a comer as refeições do hospital.



Nas últimas semanas, a condição de Vanessa parecia estar a melhorar com alguns sintomas a desaparecer. No dia 20 de fevereiro, Fernando contou que a namorada "estava fora de perigo" e estava com a mãe ao seu lado. O objetivo era transportar a influencer, assim que estivesse "suficientemente forte", até à Alemanha para receber tratamento, servindo a página de GoFundMe para essas despesas. Infelizmente, Vanessa Konopka não resistiu e faleceu duas semanas depois.