Quando pensa em dietas saudáveis, é provável que lhe surjam nomes como mediterrânica ou macrobiótica. Mas, há uma que talvez nunca tenha pensado e que se sabe agora ser uma das mais saudáveis do mundo.

Trata-se da cozinha típica da Tanzânia. De acordo com um estudo publicado na Nature, e citado pela Women's Health, passar para uma dieta em que predominam os vegetais, legumes, grãos, e comida fermentada, pode trazer vários benefícios.

Os investigadores concluíram que após apenas duas semanas a seguir a alimentação tradicional do país africano, foi registada uma redução no índice de inflamação e um perfil metabólico mais saudável, com resultados que duravam pelo menos um mês.

O foco do estudo científico analisou os hábitos alimentares das pessoas que vivem na área de Kilimanjaro, no norte da Tanzânia. Os alimentos mais consumidos são vegetais, frutas, legumes, grãos e comida fermentada, como a mbege, bebida tradicional fermentada feita com banana.

Os pratos mais comuns são papas de millet com leite fermentado e taro (um vegetal), banana-da-terra com feijão e abacate, e pratos feitos com mandioca, milho e legumes verdes.

Leia Também: Estudo. Edulcorantes e conservantes adicionados podem provocar diabetes