O ano de 2025 começa com um anúncio do agrado dos adeptos da KTM. A 790 Duke, a Scalpel original, receberá duas novas versões este ano.

Na Europa, estará disponível com uma versão compatível com a carta de condução A2, mas o motor bicilíndrico de 799 centímetros cúbicos é capaz de atingir os 93,7 cv de potência e 87 Nm de binário. No resto do mundo, estão disponíveis 103,5 cv. Em todo o caso, são sempre cumpridas as normas de emissões Euro 5+.

A caixa é de seis velocidades, numa moto ágil e diferente, com baixos consumos de combustível. À frente encontra-se uma forquilha WP APEX, enquanto atrás a suspensão tem um monoamortecedor WP APEX. O quadro é em aço, e o braço oscilante tem uma ligação direta ao amortecedor traseiro.

Em termos de sistema de travagem, as novas KTM 790 Duke surgem com dois discos e pinças radiais de quatro êmbolos à frente e com um disco e pinça flutuante de um êmbolo atrás.

A bordo, o condutor encontra um novo painel de instrumentos TFT de cinco polegadas (maior do que na anterior versão). É possível selecionar entre vários modos de condução (Rain, Street, e Sport, para além dos opcionais Track e Performance). Deste modo, o comportamento da moto pode ser adaptado a diferentes requisitos e circunstâncias.

A KTM 790 Duke mantém o seu aspeto Naked agressivo, não havendo atualizações consideráveis ao nível de design. A cobertura do farol dianteiro é uma das exceções, assim como os dois novos esquemas de cor.