As máscaras faciais são um item indispensável no que toca às rotinas de beleza. São elogiadas com afinco por criadores de conteúdo sobre cuidados com a pele, espalhadas durante o voo para combater o ar seco da cabine e aplicadas antes de grandes eventos na esperança de revelar uma pele radiante e pronta para as selfies.

Mas será que as máscaras faciais realmente fazem alguma coisa ou será apenas um mito?

Blair Murphy-Rose, dermatologista certificada pela Newport Beach Dermatology and Plastic Surgery; e Ava Shamban, dermatologista certificada em Beverly Hills, respondem a esta e outras questões sobre as máscaras faciais.

Leia Também: Comete algum destes erros na sua rotina? Pode estar a estragar a sua pele

As máscaras faciais de tecido funcionam?

"Sim, as máscaras faciais são eficazes, desde que o produto seja de alta qualidade e usado conforme as instruções", explica Murphy-Rose. "As máscaras faciais podem hidratar, melhorar a textura da pele, iluminar a pele, acalmar e suavizar, e até mesmo tratar condições inflamatórias como acne, entre outras."

Ava Shamban é da mesma opinião: "Elas oferecem um período mais longo para que os ingredientes permaneçam na pele e penetrem nela, em comparação à aplicação de um sérum com os dedos. Além disso, também eliminam a possível contaminação de dedos ou mãos que não estejam limpos."

Em suma, as máscaras faciais são um bom complemento à rotina básica de cuidados com a pele, porém não devem ser consideradas um substituto para hidratantes e outros produtos essenciais.

Leia Também: 'Skincare' que cheira a sobremesas? Espreite estas novidades