A Benelli trouxe à EICMA 2024 um novo capítulo na sua linha de motos aventureiras, com a estreia da BKX 125 ao lado da já revelada BKX 300. Pensadas para uma geração jovem e ávida por explorar novos horizontes, estas motos destacam-se pela leveza, versatilidade e uma abordagem inovadora ao design e funcionalidade.

Uma aventura para todos

A série BKX é ideal para iniciantes no mundo das aventuras em duas rodas. Leve, fácil de manobrar e preparada para diferentes terrenos, a moto combina simplicidade e diversão numa proposta acessível. Desde o primeiro contacto, é evidente que o foco está no prazer de condução e na confiança do utilizador, oferecendo uma experiência equilibrada e dinâmica.

Com um design nascido no Benelli Style Centre, em Pesaro, a estética da BKX é marcada por linhas suaves e minimalistas, mas com detalhes modernos que lhe conferem um caráter arrojado. Entre os destaques estão os faróis frontais com assinatura luminosa distinta, que partilham elementos com a versão “S” para estrada, e os indicadores de direção integrados nos protetores de mãos – uma característica premium rara nesta categoria.

Benelli BKX 125

Dois modelos, duas abordagens

Embora partilhem o mesmo espírito aventureiro, a BKX 125 e a BKX 300 possuem configurações distintas para se adaptarem a diferentes tipos de condutores. A BKX 125 utiliza um quadro tubular em treliça, enquanto a BKX 300 combina o mesmo formato com uma estrutura inferior dupla. Ambas estão equipadas com suspensões dianteiras invertidas de 41 mm totalmente ajustáveis, uma funcionalidade impressionante para motos deste segmento, permitindo uma personalização detalhada do comportamento da frente. Na traseira, o monoshock ajustável está ligado ao braço oscilante por um sistema de ligação que melhora a resposta em terrenos variados.

As rodas raiadas de 19” à frente e 17” atrás (com diferenças mínimas nos pneus entre os dois modelos) e os 180 mm de curso das suspensões asseguram a polivalência necessária para enfrentar desde estradas asfaltadas a trilhos desafiantes.

Potência e eficiência para longas distâncias

Ambos os modelos estão equipados com motores monocilíndricos Euro 5+, refrigerados a líquido. A BKX 125 apresenta uma potência máxima de 15 cv, ideal para titulares de carta A1, enquanto a BKX 300 oferece 29,2 cv, tornando-a mais robusta para condutores que procuram aventuras mais exigentes. Apesar da diferença de potência, o consumo eficiente permite uma autonomia impressionante: até 500 km para a BKX 125 e 375 km para a BKX 300, graças ao depósito de 12 litros.

O sistema de travagem também reflete a diferença de potência. A BKX 125 conta com um disco frontal de 240 mm, enquanto a BKX 300 adota um disco maior, de 280 mm, ambos acompanhados por pinças radiais de quatro pistões. Na traseira, as duas versões utilizam discos de 240 mm com pinças de um único pistão.

Benelli BKX 300

Leveza e conforto em destaque

Com alturas ao solo que variam entre 229 mm e 233 mm e pesos que oscilam entre 148 kg (BKX 125) e 155 kg (BKX 300), ambas as motos oferecem um equilíbrio notável entre robustez e manobrabilidade. A altura do assento, fixada nos 830 mm, garante uma posição confortável e acessível para a maioria dos utilizadores.

O futuro da aventura em duas rodas

Com a BKX 125 e a BKX 300, a Benelli apresenta uma solução inovadora para uma nova geração de condutores, combinando estilo, tecnologia e funcionalidade. Mais do que máquinas, estas motos são convites para explorar o mundo em liberdade, num compromisso perfeito entre desempenho e acessibilidade. A aventura, agora, está ao alcance de todos.