A nova Benelli Tornado 550 é o porta-estandarte da gama supersport do construtor italiano. A moto, com linhas agressivas e desportivas, foi apresentada em Milão na EICMA.

A base técnica é a da Tornado Naked Twin 500, mas com a colaboração do Centro Stile Benelli esta é uma outra interpretação, com carenagens esculpidas, formas compactas e e um caráter único.

O motor bicilíndrico de 554 centímetros cúbicos é uma evolução do 500cc da Benelli, debitando 56 cv de potência máxima às 8.250 rotações por minuto e 54 Nm às 5.500 rpm. Cumpre com as normas de emissões Euro 5+. A caixa é de seis velocidades.

O quadro é em aço tubular, e ao nível de suspensões encontram-se especificações interessantes: forquilha invertida totalmente ajustável da Marzocchi à frente e monoamortecedor ajustável em pré-carga e ressalto atrás, ligado diretamente ao braço oscilante.

O sistema de travagem inclui dois discos semi-flutuantes e pinça radial monobloco de quatro êmbolos à frente, e disco único com pinçade dois pistões atrás. Em ambosos casos, há ABS. As jantes de 17 polegadas são fabricadas em liga de alumínio.

O painel de instrumentos TFT a cores de cinco polegadas inclui conectividade com um smartphone via wifi e Bluetooth, dando acesso às chamadas e notificações. Há duas tomadas USB: uma convencional e uma USB-C para carregamento rápido.

A Benelli Tornado 550 vai estar disponível numa data por anunciar de 2025, com três decorações possíveis: preto Midnight Black, prateado Tech Silver e branco Gres White.