A Laverda 750 SFC destacou-se entre 1971 e 1976 como uma das motos mais emblemáticas das corridas de resistência, tendo deixado uma marca indelével na história do motociclismo de competição. A empresa italiana Laverda, fundada em 1949, inicialmente produzia motorizadas e pequenas motos, mas em 1971 criou a 750 SFC especificamente para competições de resistência.

A moto estava equipada com um motor bicilíndrico de 744 cc que desenvolvia 75 cavalos, permitindo atingir velocidades próximas dos 200 km/h. As suas características distintivas incluíam um tanque de combustível em alumínio e uma carenagem completa em fibra de vidro, pintada no característico tom laranja que se tornou a imagem de marca do modelo.

No mundo da competição, a 750 SFC rapidamente ganhou prestígio ao vencer importantes provas de resistência, como as 24 Horas de Montjuïc em Barcelona e as 500 Milhas de Thruxton. O seu sucesso nas pistas gerou uma procura significativa entre entusiastas e colecionadores.

Contudo, em 1976, a produção foi descontinuada devido a vários fatores, incluindo novas regulamentações ambientais e o aumento da concorrência, especialmente das marcas japonesas que ofereciam motos mais modernas e tecnologicamente avançadas. Hoje, a Laverda 750 SFC é uma peça de coleção altamente valorizada, tendo sido produzidas apenas algumas centenas de unidades.

Fotos: onlineclassicworld.com