Terminou ou está a pensar terminar a sua relação? Saiba que esse sentimento talvez esteja associado à primavera. Parece-lhe estranho? A assistente social clínica, formada em terapia sexual e terapia cognitivo-comportamental, Chamin Ajjan, explica porquê.

"Existe um padrão cultural e psicológico no qual as pessoas procuram companhia durante os meses mais frios e escuros para ajudar a suportar o frio emocional e físico. Normalmente, essa temporada estende-se de outubro a março e, conforme os relógios avançam e os narcisos florescem, alguns casais começam a sentir que o seu relacionamento chegou ao fim", afirma.

Leia Também: Os três signos do zodíaco que costumam ter relações mais longas

Os términos florescem na primavera mais do que em qualquer outra época do ano. Pesquisas com base em dados do Facebook mostraram que os picos de términos surgem nos meses de março e abril. Os motivos não são puramente sazonais, mas a estação do ano desempenha um papel.

"A combinação de mudanças climáticas, rotinas alteradas e energia renovada pode ser revigorante e perturbadora. Tenho, frequentemente, clientes que, na primavera, se questionam mais sobre si mesmos e sobre os seus relacionamentos, muitas das quais não surgiram durante o período de hibernação do inverno", esclareceu Chamin.

A mudança energética

A primavera, naturalmente, traz mais luz, energia e movimento, e essa mudança pode ser sentida nos nossos relacionamentos. "À medida que emergimos de meses de hibernação e maratonas de Netflix, somos repentinamente atraídos por encontros ao ar livre, férias e novas conexões. O mundo parece expansivo novamente, assim como os nossos desejos", reforça a assistente social.

"O que antes parecia aconchegante agora pode parecer restritivo. Isto não se limita aos relacionamentos românticos - pode aparecer com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Mas, quando se trata de amor, a primavera tem uma maneira de despertar as pessoas e fazê-las perguntar: "É isto que eu ainda quero?"

De notar que, para aqueles que não estão num relacionamento sério ou não têm uma base sólida, pode haver uma vontade de abrir as janelas e ver do que se trata toda esta agitação. As possibilidades de aventuras na primavera e amores no verão tornam-se mais tangíveis e difíceis de ignorar.

Leia Também: Tem sofrido (muito) com as insónias? Pode ser ansiedade do sono