A QJMotor está a redefinir a forma como percebemos a evolução das motos com a sua SRK 800 RR. Ao contrário do habitual ciclo de atualizações periódicas, frequentemente acompanhadas de grandes campanhas de marketing, a marca chinesa aposta em mudanças constantes e discretas. A SRK 800 RR, já presente em mercados como a Europa e a China, está a ser alvo de um desenvolvimento contínuo, com melhorias técnicas frequentes, reveladas recentemente em documentos de homologação.
A moto, que compete no campeonato World Supersport sob os regulamentos da nova geração, é equipada com um motor de quatro cilindros em linha de 778cc fabricado pela própria QJMotor. No entanto, a versão mais recente do modelo apresenta alterações significativas, incluindo um novo quadro e um braço oscilante em alumínio fundido, além de um motor mais potente, agora com 123 cv. Estas alterações aproximam ainda mais o modelo de produção da versão de competição, que tem servido como plataforma para o desenvolvimento público da SRK 800 RR.
O peso foi reduzido significativamente, passando de 214 kg na versão original para 202 na mais recente. O braço oscilante redesenhado, inspirado no usado na moto de corrida, e o novo quadro em alumínio, com subquadro tubular em aço aparafusado, contribuíram para uma maior leveza e agilidade. O aumento da potência permitiu também uma melhoria notável na velocidade máxima, que saltou dos 220 km/h iniciais para impressionantes 260 km/h. Estas mudanças demonstram a influência direta do programa de competição da marca no desenvolvimento do modelo comercial.
A participação da QJMotor no World Supersport tem sido uma jornada de evolução. O piloto Raffaele De Rosa começou a temporada em desvantagem, com tempos de qualificação distantes dos líderes. Contudo, ao longo do ano, a SRK 800 RR demonstrou progressos consideráveis, culminando num desempenho promissor em condições molhadas em Estoril. Esta abordagem inovadora de melhoria contínua reflete-se agora nas versões para estrada, fazendo da SRK 800 RR um exemplo de como a competição pode acelerar o desenvolvimento de motos comerciais.
Raffaele De Rosa a correr com a sua SRK 800 RR em 2024
Source: Cycleworld