Nos dias 22 e 23 de maio, Campo Maior será o ponto de encontro para o mais relevante debate sobre o setor Olivícola e Oleícola nacional, com a realização da 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite.

O evento, promovido pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), ocorrerá no Centro Cultural de Campo Maior e reunirá mais de 30 especialistas nacionais e internacionais para discutir os principais desafios e oportunidades do setor, em um momento de grande expansão para a produção de azeite em Portugal.

A edição deste ano ocorre logo após a divulgação dos resultados da produção nacional de azeite na campanha 2024-2025, que alcançou o segundo melhor resultado de sempre, com um aumento de 10% face à produção da campanha anterior, superando as 150 mil toneladas.

Com o país a consolidar-se como o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador na Europa, o Congresso será uma oportunidade para refletir sobre o futuro do setor, que representa atualmente mais de mil milhões de euros em exportações.

Em um contexto geopolítico em constante mudança, com destaque para as tarifas impostas pelos Estados Unidos, novas ordens mundiais emergentes e desafios relacionados com a resiliência hídrica em Portugal, o Congresso abordará temas cruciais para o futuro da agricultura e do setor olivícola.

A gestão da água será um dos tópicos centrais, especialmente no contexto da iniciativa “Água que Une”, um projeto voltado para a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.

Entre os principais destaques do programa está a keynote de Assunção Cristas, que trará uma análise estratégica para o setor, também estão previstas intervenções dos renomados chefs Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes, que explorarão a utilização do azeite na alta gastronomia.

O evento contará com quatro painéis temáticos, onde serão discutidos os principais desafios e as novas oportunidades do setor, com temas como: Novos Desafios do Setor, ESG no Setor Olivícola/Oleícola, Identidade do Azeite Português: Marca & Origem, e O Caminho do Azeite na Alta Cozinha.

Estes painéis visam promover uma análise aprofundada sobre as tendências, inovações e as melhores práticas no mercado do azeite.

O Congresso será integrado na Feira Nacional de Olivicultura, que decorre de 22 a 25 de maio no Jardim Municipal de Campo Maior.

A Feira terá um papel fundamental na dinamização do setor, oferecendo um espaço de partilha de conhecimento técnico e oportunidades de negócios para os profissionais da área.

O evento é também uma oportunidade para os profissionais do setor se reunirem, trocar ideias e fortalecerem a sua presença no mercado nacional e internacional, tendo em vista a crescente competitividade do azeite português no mercado global.

O CEPAAL também convida os jornalistas para uma entrevista com o Presidente da instituição, Gonçalo Morais Tristão, para discutir as perspectivas do setor e os principais temas do Congresso, a data e formato da entrevista podem ser combinados conforme a disponibilidade da equipa de imprensa.

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e a Câmara Municipal de Campo Maior esperam contar com a presença dos jornalistas para a cobertura deste evento de grande importância para o setor olivícola e oleícola nacional.

Para mais informações sobre o evento ou para efetuar a inscrição para cobertura da imprensa, os interessados podem contactar através dos e-mails vanda.candeias@valkirias.pt e press@valkirias.pt ou pelo telefone 915 991 450.