
A Universidade de Évora (UÉ) vai marcar presença na Expo Osaka 2025, no Japão, entre os dias 9 e 11 de maio, no âmbito de uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).
A Expo Mundial, que decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, prevê acolher 28,2 milhões de visitantes, incluindo 3,5 milhões provenientes do estrangeiro. O programa da região do Alentejo está agendado para os dias 9, 10 e 11 de maio, período em que serão promovidas várias iniciativas com o objetivo de reforçar a visibilidade internacional do território.
No contexto deste programa, Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, e Ana Paula Canavarro, Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, irão apresentar a comunicação intitulada «A Universidade de Évora: história, inovação e internacionalização».
A participação da UÉ na Expo Osaka 2025 insere-se na sua estratégia de internacionalização, visando fomentar a mobilidade académica, a cooperação interinstitucional e a atração de estudantes e investigadores estrangeiros.
O programa da presença do Alentejo na exposição incluirá ainda uma mostra da sua herança cultural e das ligações históricas com o Japão. Estão previstas exposições de réplicas dos papéis dos biombos Namban do século XVI, bem como de práticas culturais alentejanas inscritas na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, entre as quais o Cante Alentejano, a Arte Chocalheira de Alcáçovas, os Bonecos de Estremoz e as Festas do Povo de Campo Maior. O programa contempla também um concerto do músico António Zambujo, natural de Beja.