
Em Terras de Basto, na fronteira entre Minho e Trás os Montes, o rio Tâmega desenha experiências e emoções entre a natureza e à mesa.
É a partir do apeadeiro de Lourido, em Celorico de Basto, que se explora a Ecopista do Tâmega. O local é ponto de encontro de produtos e artes locais e conduz, a caminhar ou a pedalar, à recém-inaugurada Ponte de Arame. A travessia que une dois concelhos conta uma história de quase 100 anos ainda hoje celebrada no Dia de Santo Amaro, data em que se prova o antigo Caldo d’avó.
Prossiga a caminhada com destino ao singular Castelo de Arnóia. Inserido na Rota do Românico e datado dos séculos X a XII, é envolvido pela natureza que se destaca numa caminhada circular.
Passeie pela vila conhecida como Capital das Camélias em espaços verdes como o Parque Urbano Freixeiro.
Motivo de interesse são também os vinhos produzidos na sub-região de Basto, a mais interior da região dos Vinhos Verdes. Com 60 hectares de vinha e 28 referências, a Quinta de Santa Cristina é uma referência na região. Prove os vinhos na companhia de uma tábua de produtos regionais, seja “Enólogo por um dia” e leve para casa néctares locais, chocolate com recheio de espumante tinto ou gelado de vinhão.
A rota de sabores tradicionais tem paragem obrigatória no restaurante Sabores da Quinta. Familiar, começou como tasquinha pelas mãos de Francisco Lemos e hoje os três filhos que dão continuidade ao negócio e elaboram receitas herdadas dos avós.
A curta distância descobre-se outro refúgio na natureza. Com duas casas, a Lavoura da Bouça também se dedica ao cultivo de fruta biológica e é casa de animais como as ovelhas churras do Minho, uma raça em extinção, e um simpático casal de burros.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias estreia sábado (11h35), dia 12 de abril de 2025 e conta com várias repetições ao longo da semana. Produzido pela PopUp Alive, este é o quinto episódio da trigésima oitava temporada de programas Boa Cama Boa Mesa e conta com o apoio à produção da Kia - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa.