
Joaquim dos Anjos Costa nasceu em Seixas do Minho, Caminha, mas foi no Rio de Janeiro, Brasil, que fez fortuna. Casou por lá, teve um filho e enviuvou. Voltou a apaixonar-se e regressou à terra que o viu nascer com Idalina, a sua musa inspiradora. Em 1911, em sua homenagem, mandou construir “uma majestosa mansão de estilo brasileiro”, como explicam os proprietários. Quando Idalina faleceu, Joaquim regressou ao Brasil e o filho do primeiro casamento, Joaquim Júnior, vendeu a casa.
A história podia ter ficado por aqui, mas, em 1968, a Villa Idalina passou para as mãos de Lolita e Afonso. Durante anos, o casal usufruiu das suas instalações em família, nas férias e nos fins de semana, com a preocupação primeira de manter intacto o património cultural e arquitetónico.
Conservada de uma forma excecional, ganhou um novo propósito há oito anos. Andrés, galego e neto dos proprietários, e a mulher, Susana, transformaram-na numa casa para pequenos eventos e alojamento com seis suítes românticas e acolhedoras, onde todos os detalhes têm história. E ela é contada aos hóspedes, como uma viagem no tempo que antecede a estada.
Na Villa Idalina, destacam-se os azulejos pintados à mão, os papéis de parede, o mobiliário de época, os estuques das paredes e tetos e as casas-de-banho, numa, chegou a funcionar um Spa e há objetos que o comprovam. Relaxe na sala de jogos, com piano, leia um livro na novíssima sala de lazer, instalada no lugar da antiga adega, e suba à torre, recentemente restaurada, com escada em caracol, que pode ser alugada para piqueniques a dois com vista sobre o rio Minho.
Ao redor da casa há um jardim de 6000 m² com piscina, estufa, gruta romântica e horta orgânica, de onde saem alguns dos produtos servidos ao pequeno-almoço e no brunch, que acontece aos fins de semana, também para não hóspedes. No final, leve um pouco da Villa Idalina (Largo de São Bento, Largo de São Bento, Caminha. Tel. 639154901) para casa. No alojamento e na loja online há azulejos pintados à mão, cadernos com papel reciclado, aventais de costas cruzadas e peças de cerâmica.