“Após cinco anos extraordinários à frente do CURA, chegou o momento de encerrar este capítulo tão especial da minha carreira”, escreve Pedro Pena Bastos. Foi na rede social Instagram que o chef do restaurante lisboeta, Garfo de Prata em 2024 no Guia Boa Cama Boa Mesa e com uma estrela Michelin, anunciou que vai deixar os comandos do espaço localizado no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa. Na mesma mensagem, aproveita para “expressar a minha mais profunda gratidão ao Ritz Four Seasons Hotel Lisboa pelo apoio incondicional ao longo deste percurso”.
Ao Boa Cama Boa Mesa, Pedro Pena Bastos assegurou ser esta “a altura certa para fechar um ciclo, e para começar a pensar em novos projetos”. Para já, “vou abrir ainda este ano um novo espaço, muito diferente, mais democrático, onde espero encontrar-me com as pessoas que não conseguiam frequentar o CURA”. A vontade de abraçar novos projetos não é nova, “já andava a pensar nisto há muito tempo”, sublinha o chef, garantindo que este é apenas um de vários projetos que conta "desenvolver de futuro”. Um deles assume, é o de “voltar a ter um restaurante de fine dining, mas, desta vez, em nome próprio”.
Pedro Pena Bastos foi o primeiro chef, em mais de 60 anos de história do Ritz Lisboa, a conquistar uma estrela Michelin para o icónico hotel da capital. Liderava o CURA desde a abertura do restaurante em setembro de 2020, após ter levado o Ceia, também em Lisboa, à “50 Best Discovery”, lista de restaurantes e bares de todo o mundo recomendados pelos peritos da Academia 50 Best. Pouco mais de um ano depois da abertura do CURA, conquistou uma estrela Michelin, concretizando um feito que já lhe vaticinavam desde que, com apenas 24 anos, assumiu a cozinha do restaurante da Herdade do Esporão.
“A conquista de uma estrela Michelin foi um marco inesquecível e fruto do trabalho de uma equipa extraordinária, que sempre acreditou em mim e no projeto, a quem agradeço por cada desafio superado e cada conquista celebrada”, escreveu ainda no texto publicado no Instagram. Termina dizendo “a todos os que fizeram parte desta caminhada, o meu sincero obrigado”.
Contactado pelo Boa Cama Boa Mesa, o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa ainda não comentou a saída do chef.
Pena Bastos nasceu em Santa Maria da Feira, mas cresceu no Porto até ir estudar para a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Começou na cozinha no Cafeína, no Porto, passou depois por vários restaurantes estrelados no início da carreira, como o Feitoria e o Belcanto, em Lisboa, o Geranium, em Copenhaga, e o Ledbury, em Londres. Antes de assumir a cozinha do Esporão, de 2014 a 2017, onde foi galardoado com um Garfo de Ouro pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, chefiou ainda a cozinha do Grémio Literário, em Lisboa. Foi um dos cinco chefs nacionais distinguidos com duas facas na última edição dos The Best Chef Awards, sendo assim reconhecido como um chef de “classe mundial” na lista anual dos melhores do mundo.