O Banco de Espanha divulgou novos retratos da realeza espanhola. Os quadros a óleo foram substituídos pela primeira vez pelo formato fotográfico. Os retratos são da autoria de Annie Leibovit, uma das fotógrafas mais conhecidas. Vão estar no Banco de Espanha, numa exposição aberta ao público.

A sessão fotográfica aos monarcas aconteceu a 7 de fevereiro, na Sala Gasparini do Palácio Real de Madrid. A fotógrafa, Annie Leibovit, que já conhece os reis desde 2013, altura em que recebeu o prémio Príncipes das Astúrias, teve total liberdade para as escolhas do cenário e do vestuário.

Entre elementos clássicos, como o candelabro, o relógio, o espelho e a mesa, o Rei Felipe VI surge de pé com um traje de capitão-general do exército espanhol e a Rainha Letizia, com um longo vestido preto de seda Balenciaga e capa vermelha, parece ter saído de uma passadeira vermelha.

Os dois retratos fotográficos foram impressos em telas separadas e farão parte da coleção de arte do banco.

O Banco de Espanha, em Madrid, está a exibir retratos dos reis em formato fotográfico pela primeira vez, que substituem os tradicionais quadros a óleo.

A exposição "La tiranía de Cronos" é aberta ao público. Decorre até 29 de março de 2025.

A instituição encomendou as obras de arte para aumentar a coleção de retratos das autoridades e membros da realeza.

As obras custaram 137 mil euros.