![Acesso ao ensino superior com número de vagas mais alto de sempre](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
O concurso de acesso ao ensino superior para o próximo ano letivo tem quase 102 mil vagas disponíveis, o número mais alto de sempre. Nos cursos de Educação Básica houve reforço de 20% da oferta e de quase 7% em Medicina.
A lista está disponível mais cedo do que é habitual (dois meses antes) para que os alunos fiquem devidamente informados antes de se inscreverem nos exames nacionais do secundário, que são as provas de ingresso ao ensino superior.
Essas inscrições devem acontecer entre o final deste mês e o início de abril.
No próximo ano letivo o concurso nacional vai ter mais vagas disponíveis. Em comparação ao ano passado, são mais 1647.
Do total das cerca de 102 mil na primeira fase, 76 mil 818 estão disponíveis no ensino público. 55.956 no regime geral e perto de 21 mil em regimes e concursos especiais como é o caso dos maiores de 23 anos, licenciados ou estudantes internacionais. No privado há quase 25 mil vagas.
Reforço em Medicina e Educação Básica
Devido à falta de profissionais, o reforço é mais significativo em duas áreas: Educação Básica e Medicina.
No primeiro caso o aumento de 204 lugares representa uma subida de 20% em comparação ao ano letivo em vigor. Uma estratégia do Governo para combater, a longo prazo, a falta de professores.
Em Medicina a subida não chega aos 7% com mais 130 vagas. Este reforço vai chegar a praticamente todo o país, Assim, a maior oferta continua em Lisboa e no Porto.
Novas regras de acesso
As regras para concorrer ao ensino superior vão mudar em 2025-2026. Todos os cursos têm como requisito duas/três provas de ingresso. Português é exame obrigatório, os restantes são definidos pelas instituições.
A média do ensino secundário vai pesar no mínimo 40% e os exames 45.