Os adeptos da equipa de basquetebol canadiana Toronto Raptors assobiaram o hino dos Estados Unidos da América (EUA), antes do apito inicial do jogo da NBA frente aos Los Angeles Clippers, em protesto contra as tarifas alfandegárias impostas por Donald Trump ao país vizinho.

Os adeptos canadianos voltaram a protestar contra a medida de Trump depois de o mesmo ter acontecido em jogos da National Hochey League (Liga Nacional de Hóquei no Gelo) durante o fim de semana.

Ainda antes do início do encontro de basquetebol, os adeptos da casa assobiaram parte do hino nacional dos EUA interpretado ao vivo pela cantora de 15 anos Kyra Daniel.

Depois, foi percetível que os adeptos dos Raptors cantaram o hino nacional do seu país com mais entusiamo do que o habitual.

O atleta dos Raptors Chris Boucher, cidadão canadiano, confessou, após a vitória da sua equipa contra o conjunto norte-americano, que nunca tinha presenciado algo semelhante.

"Mas alguma vez nos viste a ser taxados dessa forma?", questionou, citado pela Associated Press.

Canadá, México e China visados por medida de Trump

O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou no passado sábado ordens executivas que impõem tarifas alfandegárias sobre produtos importados do Canadá, do México e da China, anunciou a Casa Branca.

Será aplicada uma taxa de 25% a todas as exportações mexicanas e canadianas para território norte-americano e de 10% aos produtos oriundos da China.

No caso do Canadá, petróleo e produtos energéticos serão sujeitos a uma taxa de 10%.