O caso remonta a 29 de Julho de 2024 quando Axel Rudakubana esfaqueou três crianças, incluindo uma lusodescente, em Southport, no noroeste da Inglaterra. Esta quinta-feira, quase meio ano depois, foi condenado a uma pena mínima de 52 anos de prisão.

Rudakubana recebeu 13 sentenças de prisão perpétua pelo ataque que provocou três mortos, três crianças entre os 6 e os 9 anos, e oito feridos.

Apesar de ter sido condenado por vários crimes violentos - e sendo ainda menor - o jovem conseguiu comprar, através da Amazon - uma faca dias antes do ataque. Segundo o The Guardian, Rudakubana utilizou um software de segurança de forma a esconder a identidade.

Criança portuguesa entre as vítimas do ataque

O autor do ataque, Axel Rudakubana, de 18 anos, nascido no País de Gales e filho de pais ruandeses, estava acusado do assassínio das três raparigas e da tentativa de assassínio de outras dez pessoas.

Três meninas, de 6, 7 e 9 anos, incluindo a portuguesa Alice da Silva Aguiar, foram mortas em julho do ano passado, em Southport, no noroeste de Inglaterra, durante uma aula de dança inspirada na estrela 'pop' norte-americana Taylor Swift, enquanto outras oito crianças e dois adultos ficaram feridos.

Os assassínios originaram violentos motins anti-imigração em Inglaterra e na Irlanda do Norte, após a difusão de rumores falsos nas redes sociais, que atribuíram a responsabilidade a um requerente de asilo.