A Audi apresentou a segunda geração do Q5 Sportback que surge com um design mais elegante e desportivo, bem como uma melhor aerodinâmica.

O design do novo Audi Q5 Sportback é mais elegante em comparação ao seu antecessor. A ampla grelha Singleframe é ladeada por entradas de ar de generosas dimensões na vertical. A assinatura luminosa conta com faróis estreitos e afilados que transmitem uma aparecia mais dinâmica. Na traseira o destaque é o difusor integrado no para-choques, enquanto o sistema de escape apresenta duas ponteiras.

Tendo por base a plataforma Premium Platform Combustion (PPC), a nova geração do Q5 Sportback vai estar disponível na Europa com motores a gasolina e Diesel com tecnologia mild-hybrid de 48 V, a que se junta na versão topo de gama um motor V6 a gasolinas.

Na base da escolha está o 2.0 TFSI de 204 cv de potência e 340 Nm), com tração dianteira ou às quatro rodas (quattro). O Q5 Sportback 2.0 TDI oferece a mesma potência, mas um binário de 400 Nm. No topo da gama ficará o SQ5 Sportback, equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros a gasolina com 367 cv e 550 Nm de binário máximo.

Todas as versões estão dotadas de uma caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades e equipadas com a mais recente geração do sistema mild-hybrid de 48V (MHEV Plus), que contribui com 24 cv e 230 Nm no rendimento total do sistema. O resultado é um aumento do desempenho e um maior conforto de condução.

No interior o Q5 Sportback também passa a dispor de mais tecnologia com destaque para o painel de instrumentos digital de 11,9’’, bem como um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 14,5’’. Além disso, como opcional existe ainda um ecrã para o passageiro do banco da frente com 10,9’’.

A Audi já revelou que os novos Q5 Sportback e SQ5 Sportback estarão disponíveis para encomenda a partir de dezembro de 2024. Os preços na Alemanha começam nos €54.800 , para o Q5 Sportback e nos €85.400 euros para a versão SQ5 Sportback.