A direção do PSD está a pressionar a saída dos dos dois deputados envolvidos no processo Tutti Frutti (Luís Newton já suspendeu, Carlos Eduardo Reis ainda não), mas os acusados vão continuar nos cargos autárquicos para os quais foram eleitos, diz esta quinta-feira o Observador. Quatro deles são presidentes das juntas de freguesia da Estrela, Areeiro e Santo António, e vereador de Barcelos.

Na Rádio Observador, esta quarta-feira à noite, um deputado do PSD (Carlos Reis) argumentou que estes têm “a legitimidade de terem sido eleitos pelo povo” - acrescentando já ter falado por Newton ao telefone. O contrário, disse o também deputado, seria uma “caça aos presidentes de junta”.

Como recorda o Observador, apesar de Luís Newton ter suspendido o cargo de deputado, continua a exercer mais três funções: é presidente da junta de freguesia da Estrela, é líder da bancada municipal do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa e é presidente da concelhia do PSD/Lisboa.

Por agora, Ângelo Pereira, que suspendeu também o mandato como vereador, continua a ser líder da distrital de Lisboa do PSD.