Um bezerro de seis meses acabou por ser o único animal a encontrar novo dono no leilão público realizado este sábado, 12 de Julho, na Feira Agropecuária do Porto Moniz, a decorrer na Santa. O animal foi arrematado por 900 euros por Daniel Sousa, produtor de ovinos e caprinos de Santo António, no Funchal.

O leilão teve início com a apresentação de um bezerro de quatro meses, pelo mesmo valor base para licitação: 900 euros. Tratava-se de um macho que ‘deu luta’ no ringue, mas que, ainda assim, não conseguiu despertar o interesse do público. “Já começa alto”, ouviu-se logo que o leiloeiro anunciou o valor inicial, levando o animal a regressar ao estábulo. Soube-se, entretanto, que acabou por ser vendido fora do leilão, através de um negócio privado.

Após alguma espera, durante a qual se ouviu da plateia “manda vir [o animal] para a rua”, surgiu o segundo bezerro. Ainda assim, manteve-se a relutância em oferecer o valor mínimo. “Querem ver e não querem comprar”, espicaçou o speaker, numa tentativa de cativar potenciais interessados. Para estimular a venda, foi recordado que o animal poderia ser candidatado a um apoio no valor de 650 euros, caso fosse enviado para abate após um ano e meio de engorda.

Apesar das ofertas adicionais, incluindo transporte gratuito até à casa do futuro proprietário, tudo indicava que também este exemplar regressaria ao estábulo. Foi então que Daniel Sousa manifestou interesse em ficar com o animal. O único obstáculo era a falta de licença para gado bovino, prontamente resolvida no local, em poucos minutos, com a intervenção de um representante do Governo Regional.

Confirmada a licença, o negócio foi fechado perante todos os presentes, garantindo ao bezerro um novo destino e ao leilão um momento de alguma animação, numa feira que, apesar da fraca adesão ao leilão, continua a afirmar-se como espaço de convívio e de promoção do sector agro-pecuário madeirense.

Artigo relacionado: Leilão anima grande festa agropecuária no Porto Moniz