
O Papa Leão XIV é já um fenómeno global, muito por conta de ser o primeiro líder da Igreja Católica de nacionalidade norte-americana, e até no mercado de cartas colecionáveis está a fazer furor, ultrapassando números de estrelas da NBA, como Lebron James e Victor Wembanyama.
A Topps, uma empresa norte-americana que fabrica cromos, cartas e outros itens colecionáveis, colocou à venda, na passada quinta-feira (dia 8 de maio), duas cartas com a imagem de Robert Prevost.
Ora, nem uma semana depois, a empresa anunciou que o produto esgotou. Entre quinta-feira e domingo, foram vendidas 133.535 unidades, o valor mais elevado já registado pela Topps no que a cromos não desportivos diz respeito.
Quanto custavam?
As cartas da linha ‘Topps Now’, à qual pertencem as cartas de Leão XIV, comemoram eventos da atualidade e são vendidos individualmente por um período limitado.
Os itens que celebram a eleição do Papa oriundo de Chicago foram cotados a 8,99 dólares (8,05 euros) no site da empresa norte-americana.
Os mais de 130 mil exemplares vendidos ultrapassam o número de vendas de outros conjuntos notáveis da gama de cartas, nomeadamente de Lebron James e Wembanyama, dois dos melhores basquetebolistas da atualidade.
Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa na passada quinta-feira, após dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.
O novo Sumo Pontífice sucedeu a Francisco, que morreu aos 69 anos a 21 de abril.