
Luís Marques Mendes vai organizar debates sobre 12 das principais causas que o levaram a candidatar-se à Presidência da República.
De acordo com o Público, entre os temas em destaque estão a pobreza e exclusão, economia, justiça e combate à corrupção, imigração e natalidade, combate à violência doméstica, habitação, futuro do Serviço Nacional de Saúde, ambiente e sustentabilidade, coesão territorial, segurança e defesa, desafios do mar, e educação e cultura.
Ao jornal, o candidato explicou que os eventos vão ser abertos à sociedade civil.
“Nesta eleição contam os candidatos, a sua experiência e as suas causas. Quero, por isso, que esta fase da candidatura seja destinada a envolver a sociedade civil em reflexão e debates sobre as grandes causas do momento.”
Com o título “Causas da Presidência”, esta ação pré-campanha vai decorrer entre março e julho e terá um coordenador-geral. Cada uma das 12 causas terá um coordenador específico, que irá escolher os restantes participantes e relatar as conclusões do debate.
No final dos 12 encontros, está prevista uma convenção, que deverá acontecer em julho, e poderá ser considerado o primeiro comício pré-campanha de Luis Marques Mendes.
- Alice Vieira e ex-secretário de Estado de Costa (entre outros) apoiam Marques Mendes
- "Nós somos diferentes": Marques Mendes garante que não é uma cópia de Marcelo Rebelo de Sousa
Luís Marques Mendes apresentou, oficialmente, a candidatura às eleições presidenciais no início de fevereiro, em Fafe (Braga), terra onde cresceu e começou a sua carreira polícia.
No seu último comentário televisivo na SIC, Luís Marques Mendes justificou a candidatura a Belém por entender, depois de uma reflexão pessoal e de "ouvir muita gente", que podia ser útil ao país e elegeu três grandes causas: ambição, estabilidade e ética.