O CEO interino da Lucid Motors, Marc Winterhoff, alertou agora que as tarifas mais recentes do presidente Donald Trump vão aumentar o custo de produção dos automóveis nos EUA, já que o setor automóvel está ainda dependente das cadeias de abastecimento globais para componentes essenciais.

Falando numa visita à fábrica de baterias Panasonic em De Soto, Kansas, Winterhoff reforçou que os fabricantes norte-americanos de veículos elétricos importam matérias-primas, especialmente para a produção de baterias, que estão sujeitas a novas taxas.

Recorde-se que a Lucid, fabricante de veículos elétricos, está a acelerar os esforços para localizar o fornecimento de material para baterias, tendo celebrado recentemente um acordo de fornecimento com a Graphite One. Por seu lado, a parceria atual da Lucid com a Panasonic, iniciada em 2022, está a ser reformulada para compensar os custos com o novo regime tarifário imposto pelo presidente dos EUA.

O aumento dos custos dos veículos, impulsionado por tarifas, é visto como um travão à procura, nomeadamente de veículos elétricos. É de salientar que dados revelados pela “Rho Motion”, as vendas de veículos elétricos nos EUA em junho caíram 1%, e os analistas preveem que venham a ter dificuldade para recuperar nos restantes seis meses, depois do presidente Donald Trump ter terminado com os incentivos à compra de veículos elétricos.