
A um ano da sua estreia oficial e ainda em fase de produção, The Odyssey, de Christopher Nolan, já é um êxito garantido. Os primeiros bilhetes para ver a longa-metragem em formato IMAX de 70mm foram colocados à venda à meia-noite do dia 17 de julho e esgotaram em poucos minutos.
A venda foi exclusiva a apenas algumas salas na América do Norte, Europa e Austrália. O anúncio foi feito pela própria IMAX, através das redes sociais, e apenas 26 locais foram selecionados.
No Lincoln Square AMC, em Nova Iorque, os bilhetes esgotaram em menos de cinco minutos, e o site da AMC — uma cadeia de cinemas norte-americana — chegou mesmo a ficar indisponível devido a problemas técnicos.
Com The Odyssey, Christopher Nolan estabelece assim um novo padrão na promoção e antecipação de lançamentos cinematográficos, ao tornar-se o primeiro filme da história a vender bilhetes com um ano de antecedência.
A longa-metragem, cuja estreia está prevista para 17 de julho de 2026, será também o primeiro filme da história do cinema inteiramente filmado com câmaras IMAX.
A produção promete ser uma das mais ambiciosas de sempre, tanto em termos de escala quanto de inovação técnica, com um orçamento a rondar os 250 milhões de dólares.
Um clássico literário com um elenco de luxo
A adaptação cinematográfica do célebre poema épico de Homero acompanha a viagem de Odisseu (Ulisses), o lendário rei grego de Ítaca, que tenta regressar a casa após a Guerra de Troia, na esperança de reencontrar a mulher, Penélope, e o filho, Telémaco. Pelo caminho, depara-se com o ciclope Polifemo — um gigante imortal com um único olho no centro da testa —, as sereias e a deusa e feiticeira Circe.
Vai contar com um elenco de luxo, que inclui Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Robert Pattinson, Elliot Page, Lupita Nyong'o, Charlize Theron, Mia Goth, Jon Bernthal, John Leguizamo e Benny Safdie — uma combinação que promete colocar esta produção entre as obras-primas de Christopher Nolan.
As filmagens começaram em fevereiro deste ano e já terão passado por locais como Marrocos, Grécia, Itália, Escócia e Islândia.
Aos 54 anos, Christopher Nolan é atualmente um dos realizadores de cinema mais influentes. O seu vasto currículo inclui títulos como Following (1998), Memento (2000), Insomnia (2002), The Prestige (2006), Inception (2010), a trilogia The Dark Knight (2005–2012), Interstellar (2014), Dunkirk (2017), Tenet (2020) e o seu mais recente trabalho, Oppenheimer (2023), que conquistou sete Óscares no ano passado.