Todos os distritos de Portugal Continental estão sob avisos meteorológicos devido à previsão de chuva e vento forte. Em entrevista na Edição da Manhã, o climatologista Mário Marques prevê precipitação abundante, em especial na Costa Oeste, a Norte de Lisboa.

"As divergência em altitude fazem com que por vezes e pontualmente mais localmente existam prestações mais intensas e também inclusive rajadas que são produzidas pela pelas próprias formações com correntes descendentes, tal como aconteceu em Peniche. Não se tratou de nenhum tornado, nem coisa semelhante, mas sim uma corrente descendente, cujas rajadas por vezes podem atingir velocidades superiores a 100 a 120 km/ hora e que poderão acompanhar esta situação", explica Mário Marques.

De acordo com o climatologista, a precipitação deverá abrandar ao final da manhã.

"Teremos um pós-frontal com uns aguaceiros durante parte da tarde e mantém-se, sobretudo na região sul", acrescenta.

Para os próximos dias, o climatologista estima que a precipitação poderá depois ocorrer no dia 11, mas será "uma prestação fraca devido a uma frente estacionária que poderá delimitar um pouco uma frente quente, isto é chuva mais fraca ou uma frente fria com chuva mais forte, mas nada que causa alguma preocupação".

Como vai estar o tempo no fim de semana?

Para o fim de semana, Mário Marques prevê o regresso de céu limpo, devido à influência de um anticiclone.

“Para sexta à noite e sábado de manhã, irá aliviar (…) A partir dessa altura teremos o regresso de uma alta pressão, que irá emanar um fluxo de ar quente de Sul”.

“Portanto, posso indicar que eventualmente as prioridades apontam para que no dia 12, no domingo, as temperaturas máximas possam atingir em alguns locais do país os 20 graus e, portanto, esse tempo quente devido a esse anticiclone, começará a impor-se de tal forma sobre toda a Europa Ocidental e, sobretudo, a metade mais a Sul do Mediterrâneo e poderá perdurar até à última semana de janeiro”.

O climatologista acrescenta que "pelo menos até ao dia 21, 22, teremos depois o estado do tempo com inversão térmica noturna, isto é, boas temperaturas durante o dia, mas com a inversão térmica noturna durante a noite e um acentuado arrefecimento noturno".

“O tempo seco e soalheiro poderá vir a partir do dia 12 em diante”, conclui.