Uma onda de violência relacionada com o tráfico de droga está a afetar algumas cidades francesas, levando à imposição do recolher obrigatório. Em Nîmes, no sul do país, foram adotadas medias para impedir que menores de 16 anos estejam “expostos à violência”.

De acordo com a BBC, o recolher obrigatório está em vigor entre as 21:00 e as 6:00. Jean- Paul Fournier, presidente da câmara, diz que a situação tem se tornado insuportável, com as traficantes a criar um “clima de terror”.

O vice-presidente acrescenta, também, que a medida pretende proteger não só os jovens que não estão envolvidos, mas também aqueles de 12 e 13 anos “que estão a ser explorados pelos traficantes”.

No último mês têm acontecido vários tiroteios na cidade - um deles durante o dia -. O corpo de um jovem de 19 anos foi encontrado parcialmente queimado

“Nenhuma criança de 10 anos que esteja na rua às 2:00 está a fazer algo além de travessuras”

Perto, em Béziers, desde o ano passado que crianças até aos 13 anos não podem sair de casa entre as 23:00 e a 6:00. Desde março, em alguns locais, foi alargado a menores de 15 anos. “Nenhuma criança de 10 anos que esteja na rua às 2:00 está a fazer algo além de travessuras”, disse o presidente da câmara, Robert Ménard, em 2024.

Apesar da imposição de medidas, a cidade continua a ser assolada por uma onda de violência. Segundo as autoridades locais, jovens atacaram a polícia com fogo de artifício.

Estes últimos acontecimentos mostram um crescimento da violência relacionada ao tráfico de droga, que está a expandir-se para lá de Marselha - epicentro das guerras de gangues em França há vários anos.

Segundo dados do Ministério do Interior, citados pela BBC, no ano passado pelo menos 110 pessoas morreram em França e mais de 300 ficaram gravemente feridas devido à violência relacionada com droga.