
É já amanhã e domingo, dias 26 e 27 de Julho, que se realiza a 6.ª edição dos 'Clássicos na Magnólia', evento organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira e apoiado pela Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo.
Neste ano, os jardins da Quinta Magnólia serão invadidos por um cenário que transportará os visitantes para a segunda metade dos anos 50 do século XX, um período marcado pelo optimismo do pós-guerra, pela ascensão da classe média e por um salto estético e técnico na indústria automóvel, numa altura em que os veículos ganharam formas mais arrojadas, cores vibrantes e detalhes cromados, reflectindo uma sociedade em mudança e um novo gosto pelo estilo.
Esta sexta edição contará com a presença de 37 automóveis e 5 motas, produzidos assim entre 1955 e 1959.
Destaque para a presença do veículo convidado desta edição dos 'Clássicos na Magnólia': O Cadillac Coupe de Ville de 1959, que representa o auge do luxo automóvel norte-americano do pós-guerra. Este exemplar com a matrícula MT-79-62, viveu a maior parte da sua vida nos Estados Unidos da Madeira, onde foi originalmente vendido e preservado. Em Março de 2012 foi importado para a Europa, estabelecendo-se na Holanda, até ser adquirido pelo madeirense Pedro Freitas, em Junho de 2024.
Sobre o programa do evento, refira-se que começa às 10 horas de amanhã, sábado. Às 11 horas realiza-se uma tertúlia sobre Veículos Clássicos e às 12 horas acontece um momento 'Rockabilly Fever'. Às 15 horas terá lugar a actuação de guitarra e saxofone pela Associação de Jazz da Madeira e às 16h30 um momento Pérolas e Swing (que se repete pelas 19 horas). Às 18 horas tem lugar a actuação dos 'Cháp4'. Neste sábado, o recinto encerra às 22 horas.
No domingo, as portas da Quinta Magnólia voltam a abrir às 10 horas, realizando-se nova tertúlia sobre Veículos Clássicos às 11 horas. Às 12 horas haverá um momento 'Cinema Drive' e, às 15 horas, o Trio Vintage – Cristina Barbosa, fará um tributo aos anos 50. Às 16 e 18 horas acontece o momento 'Vamos à Festa'. A 6.ª edição dos 'Clássicos na Magnólia' termina no domingo, pelas 20 horas, com o encerramento do recinto.
Para chegar ao evento, e tal como tem acontecido nas edições anteriores, a organização proporciona viagens gratuitas até à Quinta Magnólia num autocarro clássico: o Chevrolet LQ 1/1 Ton, gentilmente cedido pela Empresa de Automóveis do Caniço, parceira do evento. Foram definidos percursos do centro do Funchal e da zona hoteleira, no Lido, para o transporte, de passageiros, de diferentes locais de recolha para o coração dos Clássicos na Magnólia.