O encontro, que decorre entre hoje e domingo, terá como principais pontos a marcação da data para a eleição do presidente do PAICV e a preparação do próximo congresso.

A informação foi avançada por Nuias Silva, vice-presidente do partido, em declarações à imprensa em 13 de dezembro de 2024.

Os responsáveis do partido reuniram-se recentemente em Comissão Política, na qual fizeram um balanço "extremamente positivo" dos resultados das autárquicas, classificando-os como um reflexo da "confiança renovada" dos cabo-verdianos no PAICV.

Nas eleições autárquicas de 01 de dezembro, o PAICV conseguiu, pela primeira vez, inverter o mapa autárquico do arquipélago, conquistando 15 municípios, enquanto o Movimento pela Democracia (MpD), no Governo, ficou reduzido a sete câmaras municipais.

Entre as conquistas está a capital, Praia, onde Francisco Carvalho foi reeleito com uma votação reforçada em relação a 2020.

O Conselho Nacional acontece num momento de grande expetativa política, com as eleições autárquicas a serem vistas como uma antecâmara para as legislativas e presidenciais de 2026.

Enquanto isso, o MpD já convocou uma reunião da direção nacional para 11 de janeiro, destinada a analisar os resultados eleitorais e traçar estratégias futuras.

Na quinta-feira, o presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, anunciou a sua candidatura à presidência do PAICV, apresentando-se com uma proposta de gestão inclusiva, modernizadora e orientada para o futuro.

Por outro lado, Nuias Silva manifestou a sua disponibilidade para liderar o partido caso o atual presidente, Rui Semedo, venha a renunciar ao cargo.

 

RS // VM

Lusa/Fim