O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, presidido por Licínio de Carvalho, foi demitido pelo Ministério da Saúde, disse hoje à agência Lusa fonte da tutela.

O novo Conselho de Administração, cujos nomes não foram divulgados, está em condições de iniciar funções já na próxima semana.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fez saber que "procedeu a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão".

Ontem soube-se que o Conselho de Administração da ULS Lezíria foi também demitido pelo Ministério da Saúde.

"Por decisão do Ministério da Saúde, a nossa jornada como Conselho de Administração" da ULS da Lezíria "chega agora ao fim", disseram os elementos do conselho de administração, Tatiana Silvestre, Ana Rita Paulos, João Soares Ferreira, João Formiga e Sérgio Domingos, numa mensagem de despedida.

Os cinco recordam o trabalho que desenvolveram desde fevereiro deste ano, construindo a ULS Lezíria, uma entidade que uniu o Hospital Distrital de Santarém e o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Lezíria, "consolidando um modelo de proximidade e integração ao serviço" das comunidades.

A ULS Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.