
A polícia indiana deteve o homem que acreditam ter atropelado Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, e fugido a seguir. Avança a BBC que Amritpal Singh Dhillon seguia em alta velocidade quando o acidente aconteceu.
Na segunda-feira, Fauja Singh foi atropelado numa passadeira, na sua terra-natal, Beas Pind, enquanto fazia uma caminhada. Sofreu ferimentos graves e acabou por morrer pouco tempo após ser levado para o hospital.
“O acusado foi identificado com Amritpal Singh Dhillon e tem 26 anos. Trabalhou no Canadá e regressou à Índia a 23 de junho para construir uma casa. A irmã e a mãe estão a viver no Canadá. O incidente aconteceu a 14 de julho e, após atropelar Fauja Singh, fugiu do local e estacionou o carro numa garagem. Ontem [terça-feira] prendemo-lo em casa. Depois de ver as notícias ele soube que a pessoa que atropelou era Fauja Singh”, cita o jornal indiano Mint.
Conhecido como “tornado de turbante”, Fauja Singh começou a correr já muito perto de completar 89 anos como forma de lidar com a morte da mulher e do filho.
Entre 2000 e 2013 completou nove maratonas. Uma das mais memoráveis aconteceu em 2011, ano em que completou um século de vida. A maioria dos seus prémios foram entregues a instituições de caridade.