A fabricante holandesa de modelos desportivos, a Donkervoort, acaba de surpreender os seus fãs com o lançamento de uma versão especial e limitada do F22, denominada de Final Five.

Esta variante especial celebra os motores turboalimentados de 2,5 litros da Audi que o construtor tem vindo a utilizar nos últimos 25 anos, e que culminou com aquilo que a Dokervoort refere ser “o melhor automóvel de cinco cilindros que o mundo já viu”.

Tal com outras versões do F22, o Final Five apresenta-se com uma potência de 492 cv, o que não parece muito impressionante, no entanto, se tivermos em conta que este desportivo apresenta um peso de apenas 716 kg, as coisas ficam mais interessantes.

Para este peso baixo contribui uma carroçaria em fibra de carbono produzida sob medida. Além disso, o Final Five está equipado com discos de travão carbocerâmicos, jantes de fibra de carbono e um sistema de escape em titânio que ajuda a eliminar 4 kg de peso.

O motor turbo de cinco cilindros de 2,5 litros, transmite a potência às rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco velocidades e de um diferencial de deslizamento limitado da Torsen.

A Donkervoort reclama que este Final Five necessita apenas de 2,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h.

O construtor holandês anunciou ainda que o Final Five está equipado com amortecedores TracTive ajustáveis ​​eletronicamente, suspensão double wishbone na dianteira e traseira e pneus Nankang AR1 de 235/40 na frente e de 275/35 no eixo traseiro.

Como seria de esperar, a Donkervoort, vai produzir apenas cinco unidades deste Final Five, todas elas já vendidas por um preço que começa nos € 315.000.