O DS continua a ser um dos automóveis mais icónicos do século XX. Lançado em 1955, rapidamente se tornou um fenómeno. Desenhado por Flaminio Bertoni, um talentoso estilista, escultor e pintor, assistido por uma equipa de designers, o DS mostrou tanto de revolucionário como de elegante, com as suas linhas vanguardistas e as suas inovações.

A sua tecnologia também seduziu, graças ao talento de dois homens. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, foi um fervoroso defensor da tração dianteira, mas também da aerodinâmica, da leveza e da centralização do peso. O segundo, Paul Magès, engenheiro autodidata, que foi o criador do conceito hidráulico. Foi ele que inventou a famosa suspensão hidropneumática, mas também a assistência hidráulica para a direção, a embraiagem e a travagem do DS. Revolucionário, o DS impôs-se rapidamente como uma referência no mundo automóvel e transportou vários presidentes da República Francesa.

Ao longo de vinte anos, entre 1955 e 1975 foram produzidos perto de 1,5 milhões de exemplares deste automóvel, no coração de Paris. Quase quarenta anos mais tarde – a 1 de junho de 2014 – as duas letras deste lendário automóvel renasceram com a criação da marca DS Automobiles.

A herança do modelo DS está agora ancorada no ADN intemporal da marca, que se inspira nele para conceber modelos que encarnam a arte francesa de viajar. E assim a história continua.

Para assinalar os 70 anos de um ícone automóvel, o DS, a DS Automobiles e a Casa da Moeda de Paris estabeleceram uma parceria única para criar uma moeda de prata de €10,00, que representa um DS de 1955, espelhado com um DS 23 de 1975.

A moeda é produzida com uma coloração dourada, que mostra de forma engenhosa o feixe de luz dos faróis e ilumina a face da moeda de uma forma única. Esta moeda de coleção é apresentada num estojo que recorda, em imagens, a história do DS.

A moeda agora lançada, limitada a 5.000 exemplares e a comercializar por €15,00 é o ponto de partida de uma coleção que vai crescer ao longo do ano.