"O 'Encadear' chegou!", anuncia uma nota de imprensa divulgada hoje, dando conta que "a Madeira vai ser palco de um novo festival de cinema que promete agitar o mundo da sétima arte: o Encadear – Festival de Cinema Jovem acontece em Novembro de 2025 e quer ser uma plataforma para quem está a começar a dar os primeiros passos no cinema", atira.

Este é um festival "pensado especialmente para jovens criadores, vindos de qualquer parte do mundo, que tenham curtas-metragens com novas formas de ver, sentir e contar histórias", sinaliza. "Da ficção ao documentário, passando pela animação e o experimental, tudo tem lugar no 'Encadear'", garante, "desde que a obra tenha no máximo 30 minutos e tenha sido realizada após 2023", estabelece as regras básicas.

'Encadear' é novo Festival de Cinema Jovem
'Encadear' é novo Festival de Cinema Jovem dnoticias.pt

"As inscrições já estão abertas e vão até 1 de Setembro de 2025", salienta e "há quatro categorias em competição: curtas internacionais, nacionais, regionais (feitas na Madeira ou por madeirenses) e infantis. Para além disso, o melhor filme do festival vai levar para casa o Grande Prémio Manuel Luís Vieira, com 500€ de prémio e um lugar no júri da edição seguinte", incentiva.

Frisar ainda que "os filmes serão avaliados por um júri de profissionais da área cultural, com base em critérios como criatividade, originalidade, força narrativa e relevância temática".

Refira-se que "a ideia do festival não é só exibir filmes, é criar espaço para diálogo, troca de ideias, e mostrar que o cinema jovem tem uma voz própria e muito a dizer sobre o mundo". Por isso, conclui com mais um incentivo: "Se tens um projeto na gaveta ou conheces alguém cheio de talento à procura de uma oportunidade, esta pode ser a porta de entrada certa. O Encadear está à procura de novas visões e novos olhares. E tu, vais ficar de fora? Deixa-te encadear!"

Para mais informações e inscrições siga este link: www.encadear.com.

'Encadear' é novo Festival de Cinema Jovem
'Encadear' é novo Festival de Cinema Jovem dnoticias.pt

A iniciativa é apoiada pela Secretaria Regional Inclusão, Trabalho e Juventude, através da Direção Regional da Juventude.