Erik Menendez, condenado pelo assassinato dos seus pais em 1989 juntamente com o irmão Lyle, foi submetido a duas cirurgias devido a "complicações em ambos os rins causadas por múltiplas pedras grandes."

De acordo com uma publicação partilhada pela filha Talia e pela mulher Tammi, a cirurgia de Erik Menendez foi bem-sucedida, embora seja necessário recorrer a uma terceira intervenção: "Hoje, Erik realizou uma segunda cirurgia, que correu com sucesso. Será necessária uma terceira cirurgia, que se espera que aconteça em breve."

Na quarta-feira, o advogado Mark Geragos já tinha dito que o homem de 50 anos havia sido diagnosticado com uma "grave condição médica" após ter sido internado.

A sua condição de saúde, que abrange problemas físicos e psicológicos, está a ser invocada como motivo para pedir a sua libertação. Numa entrevista ao TMZ, o advogado Mark Geragos afirma que, devido ao estado fragilizado de Erik Menendez, a prisão já não é uma solução adequada.

Audiência de liberdade condicional aproxima-se

A notícia surge semanas antes de Erik e Lyle Menendez serem convocados para uma audiência de liberdade condicional nos dias 21 e 22 de agosto, após terem passado várias décadas na prisão.

Duas fotografias de identificação fornecidas pelo Departamento de Correções da Califórnia, que mostram Erik Menendez (à esquerda) e Lyle Menendez (à direita).
Duas fotografias de identificação fornecidas pelo Departamento de Correções da Califórnia, que mostram Erik Menendez (à esquerda) e Lyle Menendez (à direita). AP

Em maio deste ano, um juiz da Califórnia reduziu as penas dos irmãos Menendez, autorizando-os a solicitar liberdade condicional após cumprirem 35 anos de prisão.

O famoso caso dos irmãos Menendez

Em agosto de 1989, os irmãos Menendez, na altura com 18 e 21 anos, dispararam várias vezes à queima-roupa contra os pais, Kitty e José Menendez, na mansão da família em Beverly Hills, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Apesar de terem admitido os disparos, afirmam que agiram em legítima defesa, após terem sofrido durante anos abusos físicos, emocionais e sexuais por parte do pai.