Um cidadão chinês suspeito de traficar armas para a Coreia do Norte foi preso esta terça-feira nos Estados Unidos, anunciou o Departamento de Justiça norte-americano.

Shenghua Wen, de 41 anos, residente em Ontário, na Califórnia, é acusado de exportar armas de fogo, munições e equipamento militar sensível para a Coreia do Norte, em violação das leis federais e das sanções norte-americanas contra aquele país.

Com a ajuda de cúmplices, Wen escondeu várias remessas em contentores que saíam de Long Beach, na Califórnia, para a Coreia do Norte, via Hong Kong.

O procurador Martin Estrada anunciou acusações contra um cidadão chinês na Califórnia, que é acusado de enviar ilegalmente armas e munições para a Coreia do Norte.
O procurador Martin Estrada anunciou acusações contra um cidadão chinês na Califórnia, que é acusado de enviar ilegalmente armas e munições para a Coreia do Norte. Jaime Ding // AP

A polícia descobriu, ao examinar o seu telemóvel, que tinha conseguido transportar um destes carregamentos em dezembro de 2023 e que tentava obter um avião civil.

Em setembro, apreendeu nomeadamente 50 mil munições de 9 mm, que provavelmente seriam enviadas para a Coreia do Norte.

Shenghua Wen, ilegalmente nos Estados Unidos após o seu visto de estudante ter expirado, poderá ser condenado a 20 anos de prisão por violar sanções contra a Coreia do Norte.