O empresário Agostinho de Freitas, que foi militante do PSD durante mais de 30 anos, é o cabeça de lista do Chega à Câmara de Santa Cruz, na Madeira, nas autárquicas de 12 de outubro, anunciou o partido.

O candidato, nascido em 04 de junho de 1969 (56 anos) neste concelho, o único na Madeira governado pelo Juntos Pelo Povo (JPP), e onde reside e trabalha, tem como propósito "construir uma Santa Cruz mais forte, mais limpa, mais justa e mais próxima das pessoas".

Com experiência profissional nos setores da indústria e do comércio, Agostinho de Freitas "conhece bem as dificuldades de quem quer trabalhar e investir num concelho cada vez mais travado pela burocracia e pelo desleixo autárquico", refere a informação divulgada pelo Chega.

No que diz respeito a experiência política, o candidato ingressou com 18 anos na Juventude Social-Democrata (JSD) da Madeira e integrou os quadros do PSD, tendo desempenhado funções na Junta de Freguesia de Santa Cruz.

Porém, escreve o partido, "deixou de se rever nas posições cada vez mais centristas e desligadas da realidade local que o partido passou a defender".

Pôr fim ao abandono dos bairros sociais, combater a toxicodependência de forma firme, resolver o caos do trânsito, garantir habitação digna para os jovens, atrair investimento privado com menos burocracia, e devolver vida à Camacha e às zonas esquecidas do concelho são outros dos objetivos traçados pela candidatura.

"Com experiência, firmeza e sentido de missão, Agostinho Alves dá a cara por uma candidatura com valores, com trabalho e com coragem para fazer diferente", lê-se na informação avançada pelo Chega.

Neste concelho contíguo a leste do Funchal estão também anunciadas as candidaturas da atual presidente do município, Élia Ascensão (JPP), Saturnino Sousa (PSD), José Corte Fernandes (IL), Válter Ramos (PAN), Énio Martins (CDU) e Diogo Teixeira (BE).

Há 12 anos o JPP afastou o PSD da governação concelhia detida desde as primeiras eleições em democracia.

O atual executivo é composto por cinco elementos do JPP e um do PSD.

O concelho tem cinco freguesias (Santa Cruz, Caniço, Gaula, Camacha e Santo da Serra) e uma população residente de cerca de 44.200 pessoas.

Nas anteriores autárquicas, em 26 de setembro de 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu em três dos 11 concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Porto Santo.

O PSD, isolado, venceu em Câmara de Lobos e Calheta, enquanto o CDS-PP ganhou em Santana. O PS conquistou a maioria em Porto Moniz, Machico e Ponta do Sol, enquanto o JPP manteve a presidência em Santa Cruz.

Na Ribeira Brava venceu o movimento Ribeira Brava Primeiro, com uma lista que recebeu o apoio de sociais-democratas e democratas-cristãos.