
Os fiéis que se deslocaram ao Vaticano desde a morte do Papa, na madrugada de segunda-feira, estão a percorrer o corredor da Basílica de São Pedro para o último adeus a Francisco.
A cerimónia de trasladação do corpo do Papa Francisco da Capela da Casa de Santa Marta para a Basílica de S. Pedro, no Vaticano, decorreu na manhã desta quarta-feira com a presença de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, que aplaudiram o cortejo fúnebre.
O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana que substitui o Papa depois da sua morte e até ao Conclave, presidiu à cerimónia de trasladação, que começou às 9h (8h em Portugal Continental) e incluiu uma procissão que levou o caixão de madeira do Papa Francisco, ao som de canto gregoriano, da residência do Papa à Basílica do Vaticano.
Tal como na capela da Casa de Santa Marta, onde esteve exposto durante o dia de ontem, o caixão vai permanecer aberto no velório na Basílica de S. Pedro. O espaço vai receber os fiéis nos próximos três dias, até ao funeral do Papa Francisco, agendado para sábado às 9 horas (de Portugal Continental).