
É um dos momentos mais aguardados pelas Comunidades Madeirenses espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O Fórum Madeira Global 2025, promovido pelo Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCE), arranca já amanhã, no Centro de Congressos da Madeira, prevendo-se uma participação recorde de 350 congressistas, oriundos de diversos países de acolhimento da diáspora madeirense.
A edição deste ano, que decorre sob o tema 'Autonomia: Identidade e Desenvolvimento', contará com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
Lançamento do livro 'Diáspora – As Pontes que Unem a Madeira ao Mundo'
Durante a sessão da manhã será lançado o livro 'Diáspora – As Pontes que Unem a Madeira ao Mundo', um projecto editorial composto por dois volumes, que dá corpo a uma vasta recolha de documentos históricos, artigos jornalísticos, cartas privadas e imagens, traçando um percurso humano e social da emigração madeirense ao longo dos séculos.
Uma obra da editora Arteleia, cuja coordenação científica ficou a cargo de uma equipa de investigadores liderada por Sónia Silva Franco, também autora do livro, e que contou com a colaboração do DIÁRIO de Notícias da Madeira.
'Diáspora – As Pontes que Unem a Madeira ao Mundo', uma obra com prefácio do Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, será oficialmente apresentada e moderada por Ricardo Miguel Oliveira, Director Geral Editorial do DIÁRIO de Notícias da Madeira, e contará com intervenções de Sancho Gomes, Director Regional das Comunidades e Cooperação Externa, e da autora Sónia Silva Franco.
Mesa-redonda 'Identidade e Desenvolvimento'
Durante a tarde, destaque para uma mesa-redonda, moderada por Gil Rosa, com a participação de Sancho Gomes, do embaixador António Martins da Cruz, da investigadora Cátia Ornelas e do jornalista Paulo Santos, que irão reflectir sobre os desafios e as oportunidades das comunidades madeirenses no exterior, no contexto do cinquentenário da Autonomia.
A grande novidade desta edição será o lançamento do 'Espaço Participação', às 17h00, um momento interactivo em que os congressistas terão a oportunidade de colocar questões diretamente ao Director Regional das Comunidades, num formato aberto e transparente.
Conselho da Diáspora reúne-se sexta-feira
Na sexta-feira, dia 25 de Julho, será a vez do Conselho da Diáspora Madeirense reunir-se no Salão Nobre do Palácio do Governo Regional, pelas 11 horas, num encontro reservado aos conselheiros oriundos das comunidades madeirenses no exterior. Está prevista uma declaração à comunicação social às 13 horas.