É já amanhã que a Câmara Municipal do Funchal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal (SMPC Funchal), promove, nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, (localizado na Estrada da Vitória n.º 46, Funchal), o Exercício FUNCHALEX25, na modalidade LIVEX (em tempo real).

Lembrar que, no passado dia 17 de junho, foi dinamizado o exercício Command Post Exercise (CPX), também no âmbito do exercício FUNCHALEX. Desta feita, esta terça-feira será realizado um exercício em tempo real e, ao contrário do anterior, este contará com a deslocação e presença de meios no terreno que irão dar resposta a variados cenários previamente selecionados que assentarão numa abordagem multirriscos, com o objetivo de testar a eficácia dos meios que tem ao dispor, em situações de acidente grave ou catástrofe, bem como comprovar as capacidades de prevenção, preparação e resposta operacional dos diversos agentes de proteção civil, organismos e entidades de apoio que intervêm no território.

Informamos que será acionado o alarme/sirene Central Térmica da Vitória, audível em toda a zona envolvente, reforçando-se que se trata apenas de um exercício e não de uma situação real.

Terá lugar, acresce a informação da autarquia, "a queima de dois veículos, nas imediações da Praia Formosa, junto às antigas instalações da Shell, apelando-se à tranquilidade da população, uma vez que se trata apenas de um exercício".

A resolução dos cenários poderá originar um movimento anormal de agentes de proteção civil, nomeadamente Corpos de Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Polícia Marítima, entre outras entidades. Informamos ainda que, no âmbito do exercício, poderão verificar-se condicionamentos temporários na circulação automóvel na Ponte dos Socorridos, durante o período de realização do exercício. Esta simulação será conduzida como se de uma situação real se tratasse, pelo que agradecemos a compreensão da população para eventuais constrangimentos. CMF

Na nota à imprensa, o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal reconhece que o treino é uma das principais ferramentas de preparação para uma resposta operacional eficaz e, neste contexto, o exercício assume um papel absolutamente imprescindível. "Uma vez mais, apelamos à compreensão da população, colaborando com as autoridades no terreno".