O Presidente norte-americano, Joe Biden, felicitou esta quarta-feira o seu sucessor eleito, Donald Trump, pela vitória nas presidenciais realizadas na terça-feira e convidou-o para uma reunião de transição, informou a Casa Branca.
A presidência norte-americana indicou que vai coordenar uma data para a reunião com o político republicano na Casa Branca, em Washington, "num futuro próximo".
Biden, que já falou a sua vice-Presidente e candidata democrata derrotada, Kamala Harris, para a felicitar pela sua campanha, planeia também dirigir-se à nação na quinta-feira sobre os resultados eleitorais.
O encontro de Biden com aquele que é em simultâneo o seu antecessor e sucessor acontece quatro anos depois de o líder democrata ter vencido as últimas presidenciais, cujos resultados Trump nunca reconheceu, alegando uma fraude que não foi demonstrada, o que esteve na origem do assalto dos seus apoiantes ao Capitólio em janeiro de 2021.
Biden, que fará 82 anos este mês, era ainda o candidato apontado pelo Partido Democrata, mas acabou por se afastar e dar o seu apoio a Kamala Harris, no seguimento de um debate televisivo desastroso com o ex-Presidente republicano de 78.
Kamala Harris telefonou por seu lado esta quarta-feira ao adversário republicano para o felicitar pela vitória nas eleições, revelou um conselheiro da atual vice-Presidente norte-americana.
Ao tomar a iniciativa de ligar a Donald Trump, Kamala Harris discutiu com o Presidente eleito a importância de uma transferência pacífica de poder e de ser um líder para todos os norte-americanos, segundo o conselheiro que falou sob o anonimato à agência France Presse.
Com LUSA