Se pense que já viu tudo em matéria de superdesportivos, então engana-se, já que um novo fabricante italiano, Giamaro Automobili, acaba de revelar Katla, um hiperdesportivo com nada menos que 2.127 cv e de potência e um binário máximo de 2.008 Nm.

É certo que a nova marca italiana conta com uma versão do Katla, mais “suave”, mas mesmo assim, estamos a falar de um desportivo com 1.670 cv e 1.556 Nm de binário.

As duas versões não são animadas por motores elétricos, antes pelo contrário, toda a potência é extraída de um motor a combustão V12 com quatro turbos, sem qualquer tipo de ajuda eletrificada.

A potência “bruta” do Katla é enviada para as rodas traseiras, através de uma caixa de sete velocidades, com a ajuda de um diferencial autoblocante. No entanto, o novo fabricante italiano revelou que está a desenvolver uma caixa de dupla embraiagem de 11 velocidades.

Apresentado em Modena, berço da tradição automóvel italiana, o Katla faz sua estreia como uma declaração de ousadia técnica, já que este superdesportivo apresenta apenas com 1.450 kg, graças a um monocoque de fibra de carbono de apenas 170 kg.

Este verdadeiro “monstro” do asfalto está dotado de um capot ventilado, bem como várias entradas de ar para arrefecimento do potente motor de colocação central. Para além disso, conta com uma assinatura luminosa de tecnologia LED, com luzes diurnas integradas, que a marca diz serem inspiradas em aviões de caça, enquanto na traseira onde os farolins apresentam uma configuração em forma de “C”.

Equipado com jantes de 20 e 21’’ e um sistema de travagem com pinças de travão com dez êmbolos à frente e quatro atrás, e discos de 420 mm nas quatro rodas, Este Katla está ainda equipado com uma generosa asa traseira ativa, bem como um difusor de grandes dimensões.

Já o interior, ao qual condutor e passageiro tem acesso através de portas de abertura asa de gaivota, segue a mesma filosofia do exterior, com uma consola central que remete para o painel de controlo de uma aeronave, ecrãs digitais e uso farto de alumínio e carbono exposto.

A Giamaro Automobili já fez saber que cada Katla será único, já que os clientes vão pode escolher além da cor os acabamentos e personalizar o comportamento dinâmico, o mapeamento do acelerador e até a calibração da suspensão.

“Não construímos carros para os clientes, construímos com eles”, deixaram claro os fundadores da marca italiana, Giacomo e Pierfrancesco Commendatore.

Para além do Katla, a Giamaro revelou o Albor, uma versão off-road do Katla com o mesmo V12 quadriturbo, só que com suspensão elevada e visual mais radical, que promete um hiperdesportivo para qualquer tipo de piso, embora a marca não tenha deixado claro que este modelo venha a ter ração integral.