Luís Montenegro decidiu cancelar toda a agenda prevista até sexta-feira, bem como adiar o congresso do PSD, que estava agendado para o próximo fim de semana (21 e 22 de setembro), em Braga.

Os incêndios que fustigam o Norte e Centro do país levaram a que o líder do Executivo cancelasse a agenda para os próximo dias, depois de já ter cancelado os compromissos de segunda e terça-feira.

O 42.º congresso do Partido Social Democrata, que iria realizar-se no Fórum Braga, entre dia 21 e 22 de setembro, também não acontecerá.

O evento dos socias-democratas passa, assim, a realizar-se nos dias 19 e 20 de outubro.

Situação de alerta alargada até quinta-feira

O Governo alargou até quinta-feira a situação de alerta devido ao risco de incêndios, face às previsões meteorológicas, e anunciou a criação de uma equipa multidisciplinar para lidar com as consequências dos fogos dos últimos dias, coordenada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que teve hoje a sua primeira reunião em Aveiro.

Pelas 13:00, 105 fogos eram combatidos por 4.123 operacionais, apoiados por 1250 viaturas e 23 meios aéreos.

Há ainda operacionais no terreno em incêndios em conclusão ou resolução, num total de 5.321 operacionais, de acordo com a Proteção Civil.

Esta quarta-feira, três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha, Tábua, morreram quando se deslocavam para um incêndio naquele concelho do distrito de Coimbra, disse o presidente da câmara.

Artigo realizado às 14:01