
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, são esperados na Casa Branca no início da próxima semana, revelou esta quarta-feira uma fonte norte-americana citada pela Reuters e AFP.
A viagem de Keir Starmer até Washington D.C. já tinha sido confirmada pelo número 10 de Downing Street na segunda-feira. Será a primeira reunião presencial de Starmer com Donald Trump. De acordo com o porta-voz do Governo britânico, vão estar em discussão vários assuntos que o Executivo pretende trabalhar com a nova Administração norte-americana.
Hoje soube-se que Emmanuel Macron irá também ser recebido por Donald Trump na Casa Branca.
Recorde-se que o Presidente francês esteve com o homólogo norte-americano em Paris, no início de dezembro, antes da tomada de posse de Trump, durante uma reunião tripartida no Palácio do Eliseu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A guerra na Ucrânia deverá voltar a estar na agenda das discussões em Washington, numa altura em que os líderes europeus se têm reunido com a situação na Ucrânia e a segurança da Europa em cima da mesa. Donald Trump iniciou esta semana negociações com a Rússia para o fim do conflito no território ucraniano e Putin já fala numa aproximação entre Rússia e EUA. Hoje o Presidente norte-americano chamou "ditador" a Zelensky.
Esta quarta-feira, realizou-se a segunda reunião informal sobre a Ucrânia convocada pelo Presidente Francês, para a qual Portugal foi convidado. O gabinete do primeiro-ministro português fez saber que Luís Montenegro participou por videochamada na segunda parte da reunião de hoje em Paris.
O primeiro encontro aconteceu na segunda-feira e contou com a presença de chefes de Governo e de Estado da Alemanha, Reino Unido, Itália, Polónia, Espanha, Países Baixos e Dinamarca, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e do presidente do Conselho Europeu, António Costa.