Um incêndio que lavra desde a madrugada em Tabosa, distrito de Viseu, mobilizava, às 10h00, mais de 170 operacionais e 45 meios terrestes. Além destes, estão no terreno quatro meios aéreos.

O comandante dos bombeiros de Mangualde, Márcio Teles, adiantou à Lusa que o alerta de incêndio foi dado cerca das 01h20 de esta terça-feira na freguesia de Fornos de Maceira Dão, Tabosa, concelho de Mangualde, e segundo o comandante daquela corporação, às 07h00 existia ainda uma frente ativa, numa zona com difíceis acessos.

"Iremos ter em princípio o apoio de um meio aéreo e que poderá resolver e passar a ter o incêndio dominado dentro de uma hora, ou hora e meia. Todo o perímetro do incêndio já está em consolidação e rescaldo ", disse Mário Teles.

O que fazer em caso de incêndio?

Segundo o comandante, a orografia e os ventos fortes ainda empurraram o incêndio para a zona industrial de Salgueiro, mas nenhuma foi atingida. Algumas habitações mais isoladas tiveram equipas a fazer proteção e não houve risco imediato.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 07h30 estavam ativos cinco incêndios, mobilizando 1.582 operacionais e 509 meios.

Além do de Mangualde, os principais fogos lavram em Penamacor, Ponte da Barca e Arouca.